Quem Sou?

Minha foto
Santa Maria, RS, Brazil
Sou mulher, mãe, amiga, professora... Sou alguém que se refaz a cada dia, alguém que vive entre o medo e a coragem, entre a prisão e a liberdade. Sou alguém que mais aprende do que ensina.Luto contra o câncer de mama e pretendo vencer esta batalha com muita Fé!
Câncer de mama no alvo da CURA!

sábado, 17 de setembro de 2011

As primeiras sensações

TUDO ESTAVA NAS MÃO DE DEUS E TUDO SERIA COMO TERIA QUE SER.
NÃO ERA NEM MESMO NECESSÁRIO REZAR .Se Deus tudo sabe e tudo pode, porque eu teria que rezar? Se tivesse que morrer tudo bem! Se fosse para recuperar a saúde tudo bem também. Primeiramente, por mais incrível e contarditório que pareça, ao saber que estava com essa 'coisa-câncer', fui invadida por uma sensação de paz. É a maior verdade! Não sei de onde me veio uma grande certeza de que nada além do tratamento médico precisaria ser feito.

TEM MUITA COISA PIOR QUE O CÂNCER NESSA VIDA!

Fiquei conformada de mais com a situação, talvez porque, finalmente, entendera o que vinha acontecendo comigo durante meses: um cansaço exagerado, um turbilhão de conflitos em todas as 'áreas' da vida, uma exaustão...parecia que eu estava surtando. Faltando uns 10 dias pra entrarmos em férias, disse para a 'chefa', diretora de uma das escolas onde atuo como Educadora Especial - Não aguento mais! Preciso fééérias urgente! Aí, pensei: Sempre adorei estar com meus alunos e colegas de trabalho. O que estaria acontecendo? Não deu outra - poucos dias depois achei o nódulo. Enorme! Como não tinha sentido antes? E com o diagnóstico pensei: Não estou surtando! O problema é físico e não mental!

Eu não conseguia rezar e vieram tantos amigos com ajuda espiritual e eu lhes abria as portas e os ouvidos, mas pensava que nada era necessário e que tudo já estava definido e que não cabia a ninguém mudar nada. Mas, os amigos foram e são fundamentais para vencer cada etapa!

Tudo começou com uma enorme bateria de exames. Foi um exercício de paciência. Eu só pensava em voltar para o trabalho. Pensava que tudo se reloveria logo. Que nada! Tive que entrar em laudo médico. Custei a aceitar esse fato como uma necessidade física, no início pensava que apenas estava usando um direito trabalhista para suprir uma necessidade econômica.

Iniciei a quimioterapia e no décimo dia comecei a perder cabelos. Não raspei a cabeça, apenas fiz um corte curto e deixei que caíssem naturalmente. Cada vez que lavava a cabeça caía um monte. Assim se passaram mais uns 10 dias.

Foram 8 sessões, sendo em média, 5 dias após cada uma delas, de náuseas, vômitos e muito sono. Durante todo o período de quimioterapia não podia sentir cheiro do preparo da comida. Tinha que comer sem nada de gordura, tomei muuuita água, comia basicamente saladas, sucos, sopas, frutas, pipoca, pão torrado e doces. Carne nem pensar. O cheiro do churrasco do visinho me derrubava. A pior hora do dia era a das refeições. Há! também não conseguia com cheiro de perfume, cremes, desodorantes. Meu cheiro de 'asa' sumiu! Não havia necessidade de perfume nenhum.

Mesmo em tratamento consegui acompanhar meu filho de 8 anos numa operação de amígdalas, adenóides e fimose. Fizeram tudo junto para aproveitar a anestesia. Passei o dia no hospital com ele, consegui fazer meu papel de mãe, mesmo contariando a todos. Teimosa né!? Como minha imunidade estava muito baixa, com isso, arrumei uma baita dor de garganta e fiquei uns 8 dias sem voz. Mas valeu a pena, meu filho recebeu todo o a mor de mãe necessário para suportar a dor. Na minha cabeça esses momentos poderiam ser os últimos com meu filho. Queria que ele tivesse uma boa lembrança. Ele foi muito corajoso e me disse:" - Mãe, se eu tivesse uma vara mágica de verdade eu te curava e ficava milhonário pra poder te dar o todas as coisas bonitas que tem no mundo!"  Não preciso dizer mais nada né?!

As quatro últimas sessões de químio não me causaram tantas náuseas, mas muitas dores nas pernas e no útero. Parecia um aborto espontâneo!  Depois disso fiquei 8 quilos mais pesada, com a cara redonda...  Felizmente passou! Consegui voltar a me animar e sair às ruas com meus lenços e bonés. Não gostei das perucas! Esperei mais 30 dias para então fazer a cirurgia - Mastectomia radical.

Correu tudo bem na cirurgia, mas fiquei 15 dias com drenos. Senti muita dor na recuperação. Aí comecei a rezar muuuuito. Apelei diretamente para JESUS! "Cura-me senhor"..."Coloca tua mão aqui e limpa-me senhor"...

Um comentário:

adriana disse...

Com pensamento sempre em Deus vou superar tudo isso. Aprendi a assistir diariamente os canais de TV Rede Vida e Canção Nova. Primeiro, o programa Divino Pai Eterno com o Padre Robson me comforta muuito. Segundo, escutar Sallete Ferreira me acalma a alma.