Quem Sou?

Minha foto
Santa Maria, RS, Brazil
Sou mulher, mãe, amiga, professora... Sou alguém que se refaz a cada dia, alguém que vive entre o medo e a coragem, entre a prisão e a liberdade. Sou alguém que mais aprende do que ensina.Luto contra o câncer de mama e pretendo vencer esta batalha com muita Fé!
Câncer de mama no alvo da CURA!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Superando cada fase do tratamento contra o cancer de mama

O Jeito é manter a ALMA CALMA com Muuuuuita ORAÇÃO!

Imaginem um par de mamas com 1K e 200g cada, uma foi estirpada e a outra continua ali sob as leis da gravidade.

Mais difícil que sentir a dor da recuperação pós cirúrgica, que perdurou em torno de 60  dias, mais difícil que apagar com as duas mamas e acordar sem a mama direita é ter que aceitar e assumir a esquerda tal como o passar dos anos a deixou.  Até que se faça a cirurgia de reconstrução.

       Até que tudo cicatrizasse e a dor diminuísse a ponto de poder usar uma prótese externa, um sutian...passaram-se no mínimo 2 meses e aí começou a radioterapia, cuja aplicação relamente é indolor, e por uns 10 dias, tudo bem, mas daí em diante a dor da queimadura toma conta e domina o cérebro mais corajoso. Ela não queima na hora, mas vai potencializando...ufa! 

A recuperação da rádio necessita de uns noventa dias e nada de poder usar algo em atrito, mal se pode com a roupa mais leve.  Para a roupa não grudar e sair só com agua morna ou fria - no chuveiro de roupa e tudo - é necessário além dos quilos de creme de calêndula, uns 20 tubos de 90g de pomada - Bepantol, Hipoglós, Prónenen... A sorte é que tudo passa! 

Para sair às ruas com uma mama só, durante o frio dispomos de lenços, mantas, cachecóis e tudo vai sendo disfarçado. É só amarrar uma manta na altura da mama esquera e colca-la por dentro do casaco...e ir improvisando como dá.  Mas durante o calor é impossível diminuir qualquer impacto sob a malha da camiseta. Passo o dia em casa de pijamas leves.

Lembrando: Fiz a quimioterapia antes da cirurgia e até então tive mais liberade. Por indicação médica era necessário caminhar relaxadamente pelas ruas, evitando grandes movimentos e aglomerações, além de dormir bastante, tomar muito líquido e ter alimentação equilibrada sem dieta de emagrecimento. 

 A químio foi bem difícil, a sensação da doença ainda era maior e deixou como sequela muitas dores no corpo, inchaço e uma careca.

 Mas, a cirurgia é uma mutilação e a rádio um grande ferimento, uma queimadura que atravessa o corpo, cuja indicação médica é muita pomada, muito líquido, muito repouso e cuidado com o braço que incha e dói a cada pequeno esforço.

 A gente se sente feia, deformada e com o cabelo ainda minúsculo nascendo quase todo branco aos 38 anos... O Jeito é manter é manter a ALMA CALMA com Muuuuuita ORAÇÃO!

    

2 comentários:

Anônimo disse...

Estou gostando muito de ler o teu blog, pois assim consigo estar perto de ti mesmo estando longe. Posso ter uma noção do que tu estás passando e percebo que passas uma lição de coragem, força e fé. Saibas que tu estás sempre em meu pensamento e em minhas recomendações à Jeová. Um forte abraço e muita saudade de tomar um chima com pipocas contigo!!! Gosto muito de ti!!!!

Mateus200001 disse...

oi mãe td bom? vá a luta com fé!! deus está com vc!!! :)

Bjs